segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA? I parte.

Quem acompanha a choradeira dos representantes da grande mídia, quando se tenta definir com mais clareza o papel dos meios de comunicação e ao mesmo tempo abrir espaço para que o cidadão possa interferir nas programações, e para muito além, como todos podem ter o direito de resposta quando não se sentem satisfeitos com a falta de democracia por parte de quem define as programações da grande mídia. Essa lamúria dá a impressão de que no Brasil a mídia está aprisionada. Por isso, tavez, o título desta postagem deveria se definir sendo uma afirmação, liberdade da mídia: a busca da hegemonização da informação.
A busca pela hegemonização é fator predominante e embala os desejos da grande mídia, que contou com o apoio governamental, por muito tempo e permanece, quando impediu as rádios comunitárias de funcionarem, porém não se contrapos a concentração e a liberação de farto direito de instalação de rádio e televisão em todo o território nacional, com uma especificidade, apenas para os coroneis da grande mídia, protegidos pelo Ministério das Comunicações. Essa atitude governamental, proporcionou a formação de uma mídia que funciona, menos como intrumentos de informação e formação, e mais como um poderoso instrumento que define e impõem vontades, e é o vetor principal de necessidades fabricadas.
Para o Sociólogo Britânhico, Antony Giddes, a mídia é instrumento em que suas partes já não funcionam separadamente. Com as transformações tecnológicas a mída acompanhou os avanços e se constituiu em um aparato poderoso, ligado em rede, se confundiu, rádio, televisão, jornais etc. Essa metamorfose nas mãos da alite econômica brasileira constitui-se principalmente em poder político, que busca definir antes do eleitorado quem serão os candidatos e, em seguida quem governará, legislará e julgará em nome do povo brasileiro .

4 comentários:

  1. Essa é a primeira parte da atualíssima discussão sobre a mídia. Comentem e sugestionem.

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  2. Professor Miguel é de homens talentosos, estudiosos e corajosos que se precisa para aprimrar este processo - ensinar e aprender - parabens, um grande abraço, Ana Vera

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  3. Muito obrigado! Procurarei dar significação a sua contribuição.
    abraços fraternais,
    Prof. Miguel Pereira

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  4. Meu caro Miguel,

    Democratizar os meios de comunicação é um desafio colocado para a sociedade, desde o final da ditadura e o começo do processo de redemocratização do país. Porém, o que se vê até os dias de hoje, é o controle oligárquico dos canais de rádio e televisão no país, que permite que os barões da comunicação mantenham seus feudos políticos e se perpetuem no poder. E a população, a grande parcela dos excluídos digitais se encontra refém de uma mídia, que não passa de sucursal do imperialismo, um aparelho ideologico eficiente para fazer propaganda política, garantir o controle social, a preservação da ordem e a manutenção do status quo. Isso é facilmente percebido, quando analisamos o conteúdo das telenovelas estipulando padrões de comportamento, estimulando o individualismo e o consumismo, ou quando vemos os telejornais fazendo apolgia do mercado livre.
    POrtanto, eu acho que a pauta da democratização dos meios de comuncação tá na ordem do dia, e a mídia alternativa (blogs, twitter, etc.) tem um papel fundamental no fomento e aprofudamento dessa discussão na sociedade. Nesse sentido, tá de parabéns vc e seu blog, por saí na frente nessa discussão.

    Um abraço.

    Toquinho

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